Todo profissional de marketing deve saber como funciona o planejador de palavras-chave para SEO. Afinal, é a partir das keywords que a estratégia de marketing digital é montada.
Nesse cenário, existem diversas ferramentas que podem ser usadas para as estratégias de SEO, mas, certamente, a que mais se destaca devido às suas funcionalidades e benefícios, é o planejador de palavras-chaves do Google.
Quer saber tudo sobre como funciona essa ferramenta e como ela pode ajudar nas suas estratégias? Então, este artigo é para você! Nele, você vai encontrar:
O que é um planejador de palavras-chave?
O planejador de palavras-chave é uma ferramenta para encontrar por termos de grande relevância para as suas personas.
Com esse recurso, é possível descobrir novas keywords para impulsionar a sua estratégia de marketing digital, podendo ser usada tanto nas estratégias de mídia paga quanto orgânica.
O planejador de palavras-chave é usado com duas finalidades. A primeira delas é oferecer ideias para realizar ações de SEO (acessos orgânicos ao seu site), além de poder oferecer dados de alta qualidade.
Usando o planejador de palavras-chave do Google, você pode criar campanhas de grande efetividade utilizando o Google Ads.
Como funciona o planejador de palavras-chave para SEO?
Como adiantamos, todo planejador de palavras-chave funciona encontrando termos que sejam interessantes para o negócio, ou seja, que ajude a atrair mais leads para o site da companhia. Na ferramenta de busca de palavras-chaves do Google, por exemplo, você pode atuar com a ferramenta de duas formas.
A primeira delas é clicando em “Encontrar novas palavras-chave”. Aqui, como veremos detalhadamente ao longo desta leitura, é possível listar alguns termos, URLs ou frases para obter vários insights do Google, já com dados bem relevantes acerca de cada keyword.
Uma outra opção é ir em, “Ver volume de pesquisas e previsões”. Por lá, é possível encontrar um grupo de palavras-chave que tem probabilidade de ser usada dentro de um anúncio.
Portanto, o Google mostra uma estimativa de métricas como Custo por Clique (CPC) médio, posição média, taxa de cliques e muitas outras. Dessa forma, você eleva as chances de ter mais sucesso nas suas campanhas de marketing digital.
A interface do planejador de palavras-chaves do Google é bastante intuitiva. Ou seja, você consegue, seguindo as orientações da plataforma, encontrar as keywords necessárias para fazer o seu planejamento de palavras-chave. Mas, para que não haja nenhuma dúvida, separamos o passo a passo abaixo. Acompanhe!
Localizando novas palavras
Logo quando você acessa a plataforma do Google, à esquerda, você encontra um novo campo para digitar. Nele, você pode inserir termos que as suas personas utilizam para buscar pelo seu negócio.
Nesse caso, podem ser usadas palavras-chave ou frases, e você também pode inserir uma URL, que pode ser o site do concorrente, o seu domínio, ou uma referência.
Para começar, você pode inserir apenas algumas palavras-chave que considera relevantes para o negócio, mas vale lembrar que usar uma URL por aqui pode ser mais interessante.
A interface padrão
Após clicar em “começar”, você será direcionado para uma página onde você encontra todos os recursos para fazer o planejamento de palavras-chave.
Para otimizar as suas buscas, você pode mudar os locais em que o seu anúncio será exibido e o idioma. Esse é um passo bastante importante, pois dessa forma a sua segmentação será mais precisa, o que impacta de forma direta nos resultados da campanha.
Filtros e colunas
Os filtros são recursos valiosos para você otimizar a sua campanha. Com eles, você consegue pesquisar por concorrência, posição média orgânica, entre outros recursos.
Nas colunas, são mostradas as keywords ordenadas por relevância. No entanto, é possível ordená-las de acordo com a sua preferência, e para fazer isso, você só precisa clicar no topo da coluna que você escolher.
Todas as colunas são autoexplicativas e é interessante você saber que a média de buscas mensais é estipulada pelo usuário, mas usualmente consideramos os últimos 12 meses.
Além disso, as estatísticas são para mídia paga, ou seja, o fluxo orgânico não entra nessa avaliação. Na quinta e na sexta coluna você encontra o lance mínimo e o lance máximo para estar na parte superior da página de resultados do Google.
Analisando esses dados, é possível conseguir ter uma boa noção de quanto será necessário investir para marcar presença nas primeiras posições para uma determinada keyword.
Seleção de palavras-chave relevantes
Finalmente, chegou a hora de selecionar algumas keywords que sejam importantes para o seu negócio e acrescentá-las ao seu plano de inbound marketing. Para tanto, você deve clicar na caixinha ao lado dos termos desejados e em “adicionar palavras-chave”:
Depois disso, basta clicar no menu do lado esquerdo em “Visão Geral do Plano”. Vai aparecer para você as previsões e o volume de pesquisa.
Pesquisar por volume de pesquisas e previsões
Nesse espaço, o planejador de keywords do Google traz diversas métricas que são capazes de revelar a estimativa de resultados dos seus anúncios, lembrando que eles seguem os termos selecionados.
É nesta página que você consegue modificar as configurações de idioma e localização. Caso já tenha alterado os campos na etapa anterior, eles já estarão configurados, e você não vai precisar refazer.
Mas, caso você tenha entrado diretamente nesse modo da ferramenta, ou esqueceu de fazer isso antes, você não pode perder a oportunidade de fazer a segmentação de acordo com a região do seu público-alvo, o que vai alterar as suas previsões de forma automática.
Aqui é recomendado você alterar o valor de CPC máximo para que a ferramenta possa mostrar os resultados mais aproximados de acordo com o seu limite de CPC.
Feito isso, é só clicar em “Grupo de Anúncios” que fica no menu lateral e, depois, no nome padrão oferecido pelo Google para dar um novo nome para esse plano.
Depois é só clicar em “Locais” no menu lateral e no ícone “+” para incluir novos locais (caso tenha esquecido de algum). Depois é só visualizar o desempenho em cada região!
O próximo passo é clicar em “Criar Campanha”. Pronto! Agora é só acompanhar os resultados para ver se eles estão de acordo com os objetivos estabelecidos.
Você ainda tem a opção de fazer o download das keywords para criar campanhas futuras. Para isso, você só precisa clicar no ícone de download ao lado de “Criar Campanha” e escolher a opção “Métricas históricas do plano”.
Por que utilizar esse planejador?
Além de ter uma interface bastante intuitiva, o planejador de palavras-chave do Google extrai as informações direto da fonte. Por isso, fica fácil deduzir que as informações são muito mais confiáveis, o que eleva as chances de você ter sucesso nas suas campanhas de marketing digital.
Outra vantagem do planejador de palavras-chaves do Google é que você pode fazer tudo em um só lugar: planejar e executar a campanha de marketing. Por isso, essa é uma das ferramentas de planejamento de keywords mais utilizadas no mercado.
Quais são seus benefícios?
O planejador de palavras-chave é bastante útil para criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo, considerando a amplitude de uma estratégia digital. Trata-se de uma ferramenta completa e que possui tudo para auxiliar o seu negócio na criação de anúncios e conteúdos para a sua empresa.
A ferramenta ainda é excelente para encontrar keywords que tenham afinidade com o seu negócio, e descobrir quais palavras estão sendo mais procuradas no seu segmento.
Funciona assim: ao digitar uma palavra, o sistema mostra outras palavras-chaves que se relacionam com ela, e que também têm relação com o seu nicho de mercado.
É importante que você use keywords de cauda longa, que são frases pequenas de três a cinco palavras que representem o seu produto ou serviço. Com isso, você personaliza tanto anúncios quanto conteúdos e eleva as suas chances de sucesso nas estratégias digitais.
Como usar o planejador de palavras-chave?
O planejador de palavras-chave pode e deve ser usado para otimizar as suas estratégias de SEO. Para isso, é preciso analisar o volume de pesquisas das keywords. Assim, utilizando os dados do planejador, é possível estimar o quanto de tráfego orgânico certa palavra pode trazer para o seu site.
É importante ressaltar que, para ter sucesso nas estratégias de inbound marketing, é fundamental que os conteúdos sejam de qualidade e sigam as boas práticas do Google, prezando pela boa experiência do usuário.
Como acessar o planejador de palavras do Google Ads
Uma das referências quando se pensar em planejador de palavras-chave é o Google, certo? Nada mais natural, portanto, do que entender como acessar esse recurso dentro do Google Ads, não é mesmo? Confira alguns passos para aproveitar:
- 1º passo: faça o login na sua conta do Google Ads;
- 2º passo: selecione o ícone de ferramentas da plataforma;
- 3º passo: escolha a opção “Planejamento”;
- 4º passo: agora é só escolher o recurso “Planejador de palavras-chave”;
- 5º passo: clique em “Descobrir novas palavras-chave” para ver novas ideias;
- 6º passo: coloque o seu domínio para que a lista exibida seja direcionada ao seu negócio;
- 7º passo: pronto, agora é só selecionar “Ver Resultados” e conferir a lista completa.
Alternativas de planejador de palavras-chave
A boa notícia para quem quer desenvolver estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO é que existem algumas alternativas de planejador de palavras-chave. O que acha de conhecer as principais opções? Confira!
KeywordTool
Uma ferramenta gratuita que pode ajudar bastante é o KeywordTool. A sua versão sem pagamentos é bastante completa, fornecendo informações de mais de 750 palavras-chave por pesquisa.
Para quem busca por mais praticidade, é uma das opções mais indicadas, especialmente por não exigir nem mesmo um cadastro.
Assim, você pode também ter segmentações, como escolher um país específico ou região, tornando ainda mais preciso o seu trabalho.
Ahrefs
Outra opção tradicional para estratégias de SEO e com funcionalidades de planejador de palavras-chave é o Ahrefs. Também muito tradicional, essa solução é bastante completa e possibilita que você faça uma análise detalhada do desempenho atual do seu site e ainda verifique quais termos deve trabalhar.
Com uma usabilidade muito simples, mesmo que você não tenha muita experiência no assunto é possível aproveitar os seus principais recursos para conseguir planejar o uso adequado das palavras-chave e conseguir um melhor rankeamento.
Moz Keyword Explorer
Uma das principais especialistas quando o assunto é SEO é a Moz e, não à toa, a sua ferramenta de planejador de palavras-chave, a Keyword Explorer, é uma das melhores opções disponíveis no mercado. Com uma precisão de 95% dos termos listados em cada pesquisa é, sem dúvidas, uma opção valiosa.
Em apenas uma única busca, você consegue visualizar: volume, dificuldade, oportunidade, importância e potencial. Tudo o que é mais necessário para ter essas informações em mãos e identificar qual é a melhor alternativa para se destacar e atrair um tráfego orgânico cada vez maior.
SemRush
Quando se pensa em SEO e escolha de palavras-chave, você não pode deixar de lado o SEMRush, certo? Essa é uma das ferramentas mais completas do mercado para quem quer estruturar um planejamento de Marketing de Conteúdo, contando com vários recursos que diferenciam a sua estratégia.
Além de conseguir avaliar quais termos podem ser valiosos ou não para o seu negócio, você consegue visualizar também o desempenho dos seus concorrentes em SEO, indicando possíveis caminhos para que a sua marca se diferencie nas buscas orgânicas, por exemplo.
Em resumo, você pode planejar toda a sua estratégia de SEO com o SEMRush, uma das opções mais completas entre os planejadoras de palavras-chave.
Viu como funciona o planejador de palavras-chave para SEO? Esse é um importante recurso para encontrar as keywords que tenham afinidade com o seu negócio, o que aumenta as chances de você fazer campanhas online capazes de posicionar a sua marca nas primeiras posições do Google.
Se você gostou deste artigo sobre como funciona o planejador de palavras-chave para SEO, confira também o que são palavras-chave e por que é tão importante escolher a certa!
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.
CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS
Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.