Freelancer de Marketing Digital: saiba como se tornar um agora mesmo!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A migração do público para o mundo digital torna difícil encontrar alguém que não use, de uma forma ou outra, a tecnologia para realizar atividades do dia a dia.

Isso faz aumentar bastante a necessidade de profissionais altamente qualificados, que sejam capazes de conversar com o público nos canais digitais e suprir toda a demanda que se apresenta por produtos e serviços.

Com o dinamismo do mercado digital e a nova relação dos profissionais com o trabalho, a modalidade de trabalho freelancer tem ganhado atenção especial.

Para quem deseja ter uma renda extra, se especializar no marketing digital ou mesmo trabalhar integralmente de forma digital, essa pode ser a oportunidade certa.

Mas o mercado é exigente, e se você quer ser freelancer de marketing digital precisa se preparar. Quer saber o que é necessário para isso? Então vem que nós vamos te mostrar!


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O cenário atual do mercado para profissionais freelancers

    Basta pensar um pouco para ver que há grandes vantagens de trabalhar como freelancer.

    Entre elas, a quantidade de oportunidades em várias áreas, a possibilidade de atuar em um segmento diferente da própria formação e as opções de evolução que isso apresenta para a carreira do profissional.

    Veja alguns dos principais aspectos do cenário atual para quem quer ser freelancer de marketing digital:

    Alta demanda de trabalho em várias atividades

    Segundo o relatório da Rock sobre o mercado freelancer em 2017, as atividades mais comuns de marketing digital, somadas, compõem mais de 61% da atuação de freelas no Brasil.

    Isso indica que o mercado digital tem muita necessidade, nas mais variadas atividades, desde produção de conteúdo até SEO e mídias sociais.

    Necessidade crescente de especialização

    Um dos conceitos difundidos internamente na Rock Content é de que você pode estar preparado para realizar o trabalho hoje, mas não para realizar o mesmo trabalho daqui a um ano. O que isso quer dizer?

    Que é vital (sim, VITAL!) continuar aprendendo, testando, estudando e se adaptar às novidades com rapidez para acompanhar o comportamento do consumidor. Nada de comodismo.

    Processos seletivos mais criteriosos

    Você sabia que a maioria dos freelancers de marketing digital hoje são Millennials? O relatório da Rock, já citado, aponta que eles são hoje 79,4% dos profissionais.

    Se contarmos que a chamada Geração Z (nascida a partir de 1997) está entrando no mercado de trabalho sabendo tudo sobre o digital, a concorrência entre quem entende do assunto tende a ser cada vez maior.

    Por sua vez, os processos seletivos também se intensificam. Sai a busca incondicional por diplomas (empresas como o Google já não os exigem mais) e entram pontos como conhecimento e experiência prática.

    curso de gestão de midias sociais

    5 passos para você virar freelancer o mais rápido possível

    Muitas oportunidades, mas uma concorrência feroz e a necessidade de constante adaptação fazem parte da rotina de um freela, isso você já conseguiu perceber.

    Mas o principal vem agora: como se tornar freelancer de marketing digital e aproveitar os benefícios desse mercado que tende a continuar crescendo conforme a nova economia progride?

    Montamos um passo a passo com 5 dicas práticas que vão ajudar você a entrar no mercado de trabalho e conseguir boas oportunidades sem demora:

    1. Consuma conteúdo das fontes certas

    Existe muito conteúdo sobre marketing digital na internet. Esse material sem fim está disponível nos mais variados formatos:

    • blogs;
    • vídeos;
    • cursos;
    • podcasts;
    • infográficos;
    • e assim por diante.

    É muito fácil se perder em meio a tantas informações — muitas das quais se contradizem. Então, escolha boas fontes das quais aprender. Mas o que faz uma boa fonte? Basicamente, é o seguinte:

    • quem foge de promessas milagrosas e mostra casos reais, comprovados;
    • quem cita referências estatísticas e não apenas motivação barata;
    • quem ensina conceitos de marketing e não só fórmulas e hacks.

    2. Invista em certificações específicas

    Essa dica serve como uma extensão da primeira dica. Certificações sobre assuntos específicos do marketing digital, criadas por empresas confiáveis e respeitadas no mercado, são ótimas fontes de aprendizado.

    A Rock University tem vários cursos que são usados para treinar profissionais em empresas que são referência em suas áreas de atuação.

    Entre elas, quatro certificações gratuitas, sobre:

    • produção de conteúdo para a web;
    • marketing de conteúdo;
    • inbound marketing;
    • outbound marketing.

    3. Tenha um projeto pessoal

    Ter um projeto pessoal vai aumentar muito as suas chances de conseguir clientes, pois você terá algo concreto para mostrar.

    O que os contratantes mais buscam em um freelancer é a capacidade de entregar resultados práticos.

    Um projeto pessoal relacionado à sua área de escolha pode ser a forma certa de deixar isso claro. Criar um blog, uma marca pessoal nas redes sociais e até criar um produto digital são algumas boas ideias para executar.

    4. Converse com especialistas

    Os especialistas de marketing digital se colocam à disposição para tirar dúvidas e oferecer ajuda o tempo todo. Por que não aproveitar essas oportunidades?

    Não se trata de fazer spam e muito menos de enviar mensagens pedindo trabalho.

    É só entrar em contato e tirar alguma dúvida. Pode até ser sobre o seu projeto pessoal. Também vale fazer um elogio sincero, oferecer ajuda prática de alguma forma (sem interesse), etc.

    Tudo isso pode ajudar você a aprender com os melhores, sem contar o valor imenso do networking para o futuro.

    5. Não estude só marketing, mas também sobre a rotina de freelancer

    A vida de freelancer vai muito além do que saber desempenhar bem sua função específica. É preciso se organizar com horários, local de trabalho e finanças pessoais.

    Pesquise sobre tudo isso para não ter surpresas que atrapalhem seu desempenho e, consequentemente, a qualidade do que vai entregar para os clientes.

    Trabalhar como freelancer de marketing digital é hoje uma das melhores formas de se especializar em todos os pontos-chave do mundo digital.

    Isso vai te dar uma experiência prática sem igual para desenvolver projetos próprios ou construir uma carreira de sucesso na área. Agora, basta seguir essas dicas!

    Vantagens de trabalhar como freelancer de Marketing Digital

    Antes de saber como se tornar um freelancer de Marketing Digital, é preciso entender os motivos para fazer isso, não é mesmo? Afinal, quais são os benefícios de trabalhar dentro dessa modalidade? Confira algumas vantagens!

    Flexibilidade de horários

    Independentemente do segmento de atuação, ser um freelancer tem como principal vantagem a flexibilidade de horários. Quando se fala em quem atua assim no Marketing Digital, a ideia continua a mesma: você consegue trabalhar de acordo com as suas necessidades e preferências.

    Dependendo de como é a sua rotina, essa é uma maneira de garantir que você possa fazer outras coisas e, ainda assim, entregar um trabalho de qualidade. Não à toa, o conceito de nômade digital tem se tornado tão popular, permitindo, por exemplo, que você trabalhe de qualquer lugar do mundo.

    Afinal, não importa se você fez a entrega no horário comercial ou não. A sua preocupação deve ser entregar dentro do prazo, se ele for as 3h30 na cidade em que o contratante mora, sem problemas. Essa flexibilidade, sem dúvidas, torna o trabalho como freelancer bastante atrativo.

    Menos cobrança

    A flexibilidade vem acompanhada de uma rotina de menos cobrança também. Quem está te contratando não precisa saber quantas horas você demorou, por exemplo, para desenvolver um blogpost ou para fazer o conteúdo de uma landing page. O que ele precisa é de uma entrega dentro do prazo combinado.

    Se você decidir fazer o conteúdo de 15h30 à 16h30, sem problemas. O mesmo vale para se você quiser trabalhar apenas durante a madrugada.

    Não importa qual foi o horário em que você produziu ou quanto tempo se dedicou, a cobrança é restrita ao que foi entregue ao final daquele trabalho.

    Em um período em que problemas como a síndrome de burnout têm prejudicado a rotina de inúmeros profissionais, conseguir ganhar dinheiro ao mesmo tempo em que não precisa passar por um nível estressante de cobrança pode ser um diferencial interessante para a sua carreira, não é mesmo?

    Qualidade de vida

    Os dois tópicos acima contribuem para um outro benefício de atuar como freelancer de Marketing Digital: o ganho em qualidade de vida. Em primeiro lugar, você passa a ter mais tempo para fazer outras tarefas, atividades e prioridades, podendo ajustar a sua rotina conforme as suas necessidades.

    Esqueça enfrentar horas no trânsito de uma grande cidade, por exemplo, você não precisa mais passar por isso. E, aproveitando essas horas vagas, você pode focar em realizar atividades físicas, por exemplo, ou se dedicar a outras tarefas que fazem com que você se sinta bem ao longo do seu dia.

    Em resumo, você ganha todos os benefícios que o home office proporciona — alimentação mais saudável e mais barata, ausência de deslocamento e outros tópicos importantes —, mas com o extra de não ter que lidar com uma cobrança exagerada do seu chefe, por exemplo.

    Você define seu preço

    Mesmo quando se fala em ferramentas específicas de trabalho para freelancer em Marketing Digital, é cada vez mais comum a maior liberdade de preço. O que isso significa? Você pode escolher quanto quer cobrar para fazer um determinado trabalho.

    Considerando uma série de fatores, como a dificuldade da demanda ou o tempo livre que você tem disponível, é possível chegar a um denominador comum para definir um preço que seja atraente para você e, ao mesmo tempo, para o contratante.

    Pode servir como uma renda extra

    Viver como freelancer de Marketing Digital é, sem dúvidas, uma opção cada vez mais viável como mostramos ao longo deste artigo, mas outro grande benefício é a possibilidade de atuar dessa maneira enquanto mantém um trabalho fixo em outro lugar.

    Mas não se preocupe, não há nada de errado nesse cenário, especialmente se o profissional souber separar as suas responsabilidades e ter transparência com os dois lados. Lembra das horas flexíveis? O freelancer pode ter o seu trabalho de segunda-feira a sexta-feira, mas fazer essas tarefas aos sábados.

    Quer um exemplo prático disso? Quem está escrevendo este texto atua como freelancer enquanto tem outro trabalho. O que estou fazendo: hoje é domingo e tirei uma hora do meu dia para me dedicar aos trabalhos extras e aumentar a minha renda mensal para guardar mais dinheiro para um objetivo específico.

    Onde encontrar trabalhos freelancer?

    Agora que você já entendeu todos os benefícios de atuar como freelancer de Marketing Digital, que tal descobrir qual é o melhor caminho para encontrar as oportunidades dentro dessa área? Separamos algumas ferramentas que podem ser ideais para conseguir freelas em Marketing, confira!

    Workana

    Plataforma global, a Workana é uma ferramenta tradicional de busca de trabalhos como freelancer em Marketing Digital. O seu principal diferencial é a chance de trabalhar com empresas de todo o mundo, conectando o seu currículo a uma série de agências e corporações.

    99Freelas

    Outra plataforma bastante tradicional para quem busca por trabalhos como freelancer em Marketing Digital é a 99Freelas. Com um layout muito simples e prático, você consegue colocar todas as suas informações em poucos minutos e descobrir quais são as oportunidades de trabalho disponíveis.

    WriterAccess

    Uma plataforma muito completa e interessante para quem quer atuar como freelancer de Marketing Digital é a WriterAccess. Com um fluxo de cadastro muito simples e prático, você consegue cadastrar o seu portfólio e, em pouco tempo, já está disponível para conquistar novas oportunidades de trabalho.

    Dentro dO WriterAccess, você pode concorrer a trabalhos como freelancer para mais de 40 mil empresas, desde agências menores até mesmo grandes corporações.

    Tudo isso a partir de uma competição saudável com outros candidatos em que a qualidade do trabalho é o fator mais importante.

    Um dos grandes benefícios da transformação digital é justamente a possibilidade de atuar em qualquer lugar e de diferentes formatos, não é mesmo? Um dos exemplos disso é o trabalho como freelancer de Marketing Digital, que proporciona várias oportunidades para você!

    Gostou dessas informações sobre como atuar como um freelancer de Marketing Digital? O que acha de dar o próximo passo e iniciar a sua jornada dentro desse segmento? Crie um portfólio online gratuito agora mesmo e inicie a sua experiência com o WriterAccess!

    universidade rock content
    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.